Olinda recebe encontro latino-americano de tecnologia e saúde

Square

Evento de abertura será realizado quarta (05/02), no Sítio Histórico de Olinda, e promoverá encontro de pessoas interessadas no tema

Um ambiente de inovação e colaboração que permite aos cidadãos projetar e fornecer produtos de saúde centrados nas pessoas. Assim é a plataforma internacional “Careables”, que se configura como uma abordagem aberta e inclusiva de assistência médica para pessoas com base na fabricação digital, fabricação distribuída e produção colaborativa. O evento de abertura da primeira fase do programa Careables América Latina 2020 acontecerá na quarta-feira, 5 de fevereiro, às 19h30, na Casa Criatura, espaço de inovação localizado na Rua do Amparo, Sítio Histórico de Olinda. A ideia é promover o primeiro de uma série de momentos que irão aproximar pessoas de diferentes especialidades para trabalhar em soluções para o tema. A iniciativa faz parte de um consórcio global que envolve países da Europa, África, Ásia e América do Sul. O evento é gratuito.

No Brasil, o projeto é uma parceria entre a Casa Criatura, o Centro Cultural Coco de Umbigada, o Coletivo 3D, o Grupo de Pesquisa TAPIOCA/UFRPE, o Instituto Procomum (SP), a Secretaria de Saúde de Olinda, 0 IRD (França) e a Global Innovation Gathering – GIG (Berlim). Para Ricardo Ruiz Freire, consultor local da GIG e membro do conselho da organização, a iniciativa é uma chance de ampliar o universo de ação de makerspaces atrelado a um compromisso social no contexto da saúde e acessibilidade “É uma oportunidade de mitigar a degradação ao meio ambiente que a extrusão plástica tem em potencial. E também de possibilitar o acesso a objetos simples, que facilitam o dia a dia de pessoas com diferentes tipos de deficiências, que podem ter um custo extremamente elevado quando comparado aos objetos impressos”, contextualiza.

No município olindense o projeto irá trabalhar a partir de três eixos:

  • Diversidade e acessibilidade: Apoiar pessoas portadoras de deficiência das comunidades de baixa renda do Sítio Histórico local, replicando soluções já documentadas em https://www.welder.app/careables com cidadãs e cidadãos indicados pelo Programa de Saúde da Família e do Programa Saúde nos Terreiros da Prefeitura de Olinda;
  • Água e Verde: Promover a integração da fabricação digital e das práticas da medicina tradicional e alimentação saudável, com o uso de modelos 3D na construção de jardins hidropônicos eficientes e acessíveis;
  • Reciclagem e up-cycling: Lida com a ameaça da poluição plástica em nossas hidrovias antes que chegue ao oceano, através da personalização de máquinas trituradoras e de injeção plástica disponíveis em preciousplastic.com.

Rafael Oliveira, membro do Coletivo 3D, uma das organizações parceiras, já desenvolveu artefatos de fabricação 3D que facilitaram a vida de pessoas com diversas limitações, dentre elas as paralisia cerebral e o IFA (impacto femuroacetabular). Para o maker, iniciativas como o Careables é fundamental para mostrar que as tecnologias são acessíveis. “Está aí como ferramenta, todo programa que é voltado para esse tipo de exposição é válido. A tecnologia é uma ferramenta nossa”, pontua. O profissional também chama atenção para o potencial pedagógico e de autoestima que o encontro latino-americano pode promover. “Essa forma de mostrar o uso da tecnologia abre horizontes. Às vezes a pessoa tem medo de botar pra frente um projeto, não entende o potencial, mas com essa iniciativa é capaz de perder esse receio, pois têm pessoas à sua volta que pode ajudar a executar a ideia”, finaliza.

Uma plataforma de colaboração internacional

A Careables é uma comunidade global de fabricantes e usuários de inovações de hardware colaborativo de código aberto que podem ser replicadas via impressão 3D e outras formas de fabricação digital e manual. O objetivo desta plataforma é envolver, unir e conectar comunidades interessadas no campo de soluções na área de saúde. O engajamento se concentra nos níveis locais e nas atividades globais já existentes.

Assim como em outras partes do mundo, a Careables América Latina 2020 conecta cidadãos com necessidades (físicas), prestadores de cuidados e profissionais de saúde pública e a comunidade de fabricantes e fitoterapeutas. Executa-se, portanto, um programa especificamente adaptado ao contexto local para identificar as necessidades dessas comunidades, mas também sensibiliza o envolvimento ativo dos cidadãos no co-design e fornecimento de produtos de saúde, compartilhamento de conhecimentos tradicionais sobre produção de alimentos saudáveis ​​e sustentabilidade na cadeia do plástico para proteger nosso sistema de água e peixes. 

Os materiais de apoio já existem em uma rede de espaços que fabricam digitalmente com as comunidades de saúde existentes em todo o mundo. Por meio de ferramentas colaborativas on-line, a plataforma compartilha e disponibiliza uma série de casos de sucesso para a fabricação digital na saúde. A Global Innovation Gathering (GIG) oferece um intercâmbio ativo entre diversos Fab Labs ao redor do mundo, para inspirar e aprender com os diferentes contextos culturais e ecossistemas de saúde.

Neste primeiro momento, as partes interessadas são convidadas a participar da conversa sobre soluções de assistência médica e o papel crucial das pessoas com necessidades físicas, seus cuidadores e profissionais de saúde no co-design e fornecimento desses produtos e serviços. E também são chamadas a compartilhar suas ideias e projetos. Na continuidade do programa, oficinas de experiência irão criar protótipos e replicar soluções de objetos tangíveis para aprendizado coletivo e apoio real à saúde de toda a comunidade envolvida.

O projeto Careables recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon2020 da União Europeia. Evento de abertura: Careables América Latina 2020
Data: 5 de Fevereiro de 2020
Hora: 19h30
Casa Criatura (Rua do Amparo, 83 – Carmo, Olinda/PE)
Acesso gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *