O Turismo acessível é um conjunto de ações para promover a inclusão e o acesso às pessoas com deficiência, a primeira via é informação, porque a partir delas as pessoas terão conhecimentos utilizar seus direitos. Desde 2007, na Resolução n° 9 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), garante que pessoa com deficiência que necessite de um acompanhante, a empresa aérea deverá oferecer ao acompanhante, no mínimo, o desconto de 80% da tarifa.
A resolução foi elaborada porque existem várias pessoas com deficiência que precisam de auxílio do início da viagem até o final, para não demandar vários funcionários da companhia para auxiliar no check-in, durante o voo, pegar bagagens e outras demandas. A ANAC acredita ser melhor a empresa dar o desconto a uma pessoa conhecida e de confiança para acompanhar durante toda a viagem.
Existem dois tipos documentos para pode obter o benéfico nas passagens áreas, são o Medif ou Fremec. Mas qual é a diferença entre Medif e FREMEC?
Medif é um formulário que atesta que o passageiro com deficiência está apto a fazer uma viagem de avião e precisa ser preenchido a cada viagem. Ele tem duração de validade 30 dias.
Os documentos serão avaliados pela equipe médica da GOL em até 48 horas.
O Medif na Latam tem algumas fases:
Em caso de apresentar um certificado emitido pelo médico responsável, deve conter pelo menos os mesmos dados exigidos no MEDIF, tais como: