WhatsApp Image 2022-06-05 at 13.27.30
WhatsApp Image 2022-06-05 at 13.25.40

Quem somos

O Eficientes é uma organização de Jornalismo Independente, com objetivo de abordar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade a partir de diversas perspectivas, levando informação acessível e de qualidade.

A Linha editorial e atuação do Eficiente está ligada aos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organizações das Nações Unidas. As ODS que movem o Eficientes, são elas: 

Objetivo 4 -Educação de qualidade

download

Objetivo 10 – Redução das Desigualdades 

SDG-icon-PT-RGB-11-1

Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Missão

Promover inclusão e acessibilidade através de conteúdo qualificado, com foco na pessoa com deficiência.

Visão

Ser uma organização referência na comunicação entre pessoas com deficiência, familiares e apoiadores da causa. Além de engajar-se diretamente na disputa por mais respeito, voz e participação social para pessoas com deficiência, promovendo conscientização da sociedade típica sobre o tema.

Valores

Nossa História

2018

O Eficientes nasceu em junho de 2018 como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Católica de Pernambuco e tinha com foco na inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Neste mesmo ano, em outubro, ficamos entre os três finalistas no 24º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria Internet.

2019

Em fevereiro de 2019 entendemos o impacto e a relevância do Eficientes e decidimos que seríamos uma organização de Jornalismo Independente. A partir disso, nós ampliamos a abordagem do tema para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

Neste ano:         

– Participamos de uma palestra na OAB de Pernambuco com cerca de 50 estudantes da Faculdade Estácio.

— Em março, através do Porto Social, tivemos a oportunidade de ministrar uma palestra no Curso Fernanda Pessoa, com participação de 30 jovens.

— Formos finalistas no Expocom Nordeste, no Maranhão, que é uma Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Na nossa apresentação participaram cerca de 30 pessoas.

— Em setembro, administramos uma aula sobre gestão da comunicação para os alunos de jornalismo.


— Em 2019 e 2020 fizemos a cobertura do “Carnaval Acessível” que a Prefeitura do Recife disponibiliza no Galo da Madrugada e no palco principal do Marco Zero. Entrevistamos diversas pessoas com deficiência e levamos informações.

WhatsApp Image 2022-06-05 at 17.12.05

2020

– Dermos uma palestra no lançamento do programa Careables América latina, que aconteceu na Casa Criatura em Olinda com participação de aproximadamente 50 pessoas

– No mês de maio, fizemos a primeira edição do Papo Eficiente, com o tema Pandemia do Covid-19. Foram duas lives, cada uma com duração de uma hora.


–  Entre outubro e novembro, lançamos Política Eficiente que é uma série de lives com os candidatos a vereadores e prefeitos do Recife, visando conhecer os planos de governo e quais as propostas voltadas para o público da pessoa com deficiência. Entrevistamos cinco candidatos a vereadores, os cincos principais candidatos a prefeito do Recife e um cientista politico.

WhatsApp Image 2022-06-05 at 17.26.24

2021

-Fomos aprovados na incubação do Porto Social, foram oito meses de muito conhecimentos, conhecer 50 iniciativas diferentes, a equipe de mentores.

Realizamos no YouTube o I Encontro Internacional: Inclusão como Estratégia de Inovação em parceria com projeto Inclusão do Amor, com mais 300 pessoas inscritas e 900 visualização

Conseguimos debater vários temas como: capacitismo, educação inclusiva, paraolimpíadas, mercado de trabalho, empoderamento feminino, representatividade, políticas públicas, contamos histórias de pessoas com deficiência através das rodas de conversas, palestras e apresentações artísticas.

– Se  tornamos membros da Associação de Jornalismo Digital (AJOR), fundada em 3 de maio de 2021, dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com objetivo de fortalecer o jornalismo digital. Ela já conta com mais de 50 organizações de jornalismo digital associadas.

– Conseguimos fazer uma parceria com a Hand Talk, que atua com implantação de um plugin tradutor de sites para Libras, tendo como intérprete virtual o Hugo, personagem de braços longos, mãos e cabeça grandes que facilitam a expressão corporal e facial. Nosso site ganhou o selo “amigo surdo”.

– Realizamos a 3º edição do Papo Eficiente, com o tema foi Transformação social, entrevistamos 12 organizações que abordam a causa da pessoa com deficiência

– Começamos a campanha do financiamento coletivo com o objetivo de poder arrecadar recurso financeiro, que serão revertidos na: ampliação da equipe, criação de novos projetos, fazer mais reportagem, mais vídeos, lives, eventos, tecnologias de acessibilidade nas nossas redes.

WhatsApp Image 2022-06-05 at 17.50.54
Post 2

Frente de atuação:

Jornalismo

Produzimos informações de impacto, garantindo a pluralidade, a defesa dos direitos humanos e da pessoa com deficiência. Possibilitando a terem acesso e conhecimentos sobre direitos, lazer, saúde, educação, mercado de trabalho e entre outros. Fazemos isso por meio do nosso site Eficientes e em nossas redes sociais.

Eventos e Campanhas

Através das nossas palestras, debates, oficinas, exposições e eventos levando análises e discussões aprofundadas sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. 

Nossas campanhas são conscientização por mais respeito, voz e participação social das pessoas com deficiências.

Serviços

O serviço de “Inclusão e a convivência harmônica dentro das empresas”, trabalha as altas lideranças a inclusão para serem difundidos por toda a instituição, trabalhando os conceitos de inclusão, acessibilidade ( estrutural e comunicacional), capacitação das pessoas com deficiência, recrutamentos dos PCDs para a empresa.  

Nossos Parceiros:

O Eficientes é uma organização da sociedade civil que gera impacto social. Com isso conta com financiamento a sua estrutura institucional e de projetos. Podem ser vindos de doações de fundações e pessoas físicas, editais, patrocínio a projetos. Mas também gerar investimentos para organização através do programa Eficientes nas Empresas que presta serviços para empresas privadas. 

Mas não permitimos que financiadores interfiram nos valores da nossa Linha Editorial, projetos ou campanhas. O Eficientes não aceitam doações de instituições ou empresas que apresentem divergências de interesses e valores com nosso trabalho e atuação.

); Skip to content