Conheçam 5 recursos de Tecnologia assistiva

Por: Letícia Mendes

Com o avanço tecnológico, certas demandas no cotidiano das pessoas com deficiência foram levadas à tona, o que chamou atenção para recursos básicos que permitissem o melhor desenvolvimento autônomo para essa população. Dessa forma, foram criadas tecnologias que são chamadas de assistivas, com o intuito de criar equipamentos, métodos ou qualquer solução que tenha como objetivo ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência. Portanto, seguem algumas das novas tecnologias que proporcionam maior independência e autonomia. 

TIX : O chamado teclado inteligente multifuncional, o TIX tem como objetivo proporcionar qualquer tipo de ação em aparelhos tecnológicos, como smartphone, tablet e computador com apenas 11 teclas que são sensíveis ao toque, ajudando assim na funcionalidade de pessoas com deficiência motora. Para isso, o TIX facilita a digitação com o acionamento das teclas iconográficas, completando as palavras de forma inteligente e tem como recurso o uso de sinais de acentuação, pontuação e símbolos. Além disso, o aparelho contém teclas grandes, bem espaçadas e sensíveis ao toque, atingindo um público com deficiências como amputações, paralisias e limitações de movimento. Assim, com suas multifunções, o TIX permite também o uso em atividades pedagógicas de ambientes escolares com crianças que precisam desse auxílio, fornecendo para o estudante autonomia para realizar atividades no colégio. Diferente de alguns produtos comercializados, o teclado TIX é produzido e desenvolvido no Brasil, trazendo assim maior atenção para sua implantação em diversos pontos no país. 

CAPACITAÇÃO À DISTÂNCIA TIX ********************************************************** Treinamento de 2h de capacitação nas tecnologias TiX, com certificado online. Emprestamos todos os produtos por 30 dias. _________________________ CLIQUE PARA MAIS DETALHES
(Imagem do site TIX LIFE)

OrCam : Especializada com o objetivo de trazer soluções para pessoas cegas ou com baixa visão, a OrCam traz um dispositivo em formato de óculos que possui inteligência artificial, capturando imagens que estão em volta do usuário, transformando-as em sons e, de forma adaptada, descrevendo detalhadamente o espaço real. Além disso, o dispositivo faz o mesmo com os livros, transformando suas páginas em áudio. Através disso, ela traz ao usuário uma ampla experiência na vivência do ambiente por onde passa, possibilitando diferentes sensações, sentimentos e emoções, por conta de sua imaginação e audição.

https://tix.life/wp-content/uploads/2021/03/OrCam.jpg
(Imagem do site TIX LIFE)

Kit Livre : No Brasil, com o baixo investimento de acessibilidade para pessoas com deficiência pelas ruas de cidades, a rotina de cadeirantes se torna árdua e angustiante. Por conta dessa problemática, a empresa Kit Livre, através de recursos tecnológicos, transforma cadeiras de rodas usuais em triciclos motorizados e elétricos. Além de ser utilizado no cotidiano, ele permite a prática de atividades esportivas e o lazer, podendo ser utilizado em áreas de diferentes níveis e terra, grama, asfalto, etc. O produto pode ser adquirido através da compra ou aluguel. Entretanto, por ser uma empresa privada, o custo para usufruir do equipamento é mais elevado.

O Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Luís Mendes comenta sobre a funcionalidade da cadeira elétrica da Kit Livre: “Do ponto de vista da funcionalidade, o triciclo elétrico facilita as atividades de vida diárias para pacientes cadeirantes, principalmente, paciente que apresentam dificuldade parcial ou total ao tocar a cadeira. Além disso, promove uma maior inclusão do paciente no contexto e participação perante a sociedade”.

https://tix.life/wp-content/uploads/2021/03/kitlivre.jpg
(Imagem do site TIX LIFE)

A-bLinX: Permitindo a realização de tarefas com o piscar dos olhos, o a-blinX funciona como um acionador e controlador de dispositivos digitais. Ele tem como objetivo o auxílio a pessoas que tiveram complicações e não possuem o movimento motor, mexendo apenas as pálpebras. Dessa forma, o aparelho estimula a comunicação do paciente e permite o melhor desenvolvimento em tarefas cotidianas, como as escolares. O a-bLinX possui uma interação com o Teclado Inteligente Multifuncional, o TIX, através de dispositivos tecnológicos. O sensor do óculos fica posicionado e capta o piscar dos olhos do usuário, transformando-o em um comando e traduzindo a mensagem de acordo com as configurações. 

SENSOR DE PISCADELAS A-BLINX ********************************************************** Capta o piscar dos olhos para escrever no app TelepatiX ou controlar computadores pelo TiX. _________________________ CLIQUE PARA MAIS DETALHES
(Imagem do site TIX LIFE)

Tobii: com o intuito de proporcionar melhor integração entre pacientes e equipes médicas, a Tobii cria soluções assistivas que integram pessoas com deficiência nas suas atividades cotidianas. Com a tecnologia, a comunicação de pessoas que apresentam limitação com a fala fica mais prática por meio do uso de aplicativos e equipamentos avançados. Assim, a empresa também desenvolve computadores, tablets e dispositivos acessíveis para o manuseio de pessoas com deficiência. 

https://tix.life/wp-content/uploads/2021/03/tobii-300x169.jpg
(Imagem do site TIX LIFE)

Seja também um apoiador!

Ao apoiar o Eficientes você estará engajando diretamente na disputa por mais vozes, respeito e participação social para as pessoas com deficiência. Contribuindo que nós continuemos funcionando na produção de conteúdo, financiar os deslocamentos das coberturas, a adquirir novos equipamentos, colocar mais recursos de acessibilidade e conseguir remunerar nosso colaboradores. O nosso trabalho é independente e gratuito.  

Venha fazer parte do EFICIENTE!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

); Skip to content