Projeto REMIX atrás as discussão sobre acessibilidade em livros e conteúdos digitais

1500x500

Texto: Marconi Barkokebas / Imagem: Via Redes Sociais

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Nessa caminhada por mais voz, respeito e participação social para pessoas com deficiência, o Eficientes sempre ajuda a divulgar iniciativas e projetos que podem transformar vidas. 

Dessa vez, o projeto Remix aborda a questão dos direitos autorais no Brasil. Através de vídeos amplia a discussão sobre acessibilidade em livros e conteúdos digitais. A ideia é tratar o tema com base em depoimentos de personalidades acadêmicas, artistas e agentes do mercado e de criação de conteúdos para  promover debates sobre a democratização de acesso à informação, e sobre as leis que garantem aos autores direitos sobre suas obras intelectuais. 

Dentro do universo da literatura mundial, estima-se que apenas 1% dos dos títulos disponíveis são realmente acessíveis. Então, fechando a série de vídeos sobre direitos autorais, Pedro Milliet, produtor de livros digitais, Léo Castilho, educador e artista, e Alice Lana, coordenadora de cultura e conhecimento do InternetLab, estão entre os participantes que refletem sobre a conjuntura atual em Acessibilidade pra geral, que cerceia o acesso à informação, educação e cultura para pessoas com deficiência e a urgência de adaptações de obras para formatos específicos que atendam às necessidades distintas desse grupo, estimado em 25% da população brasileira. 

O projeto Remix – Direito Autoral para Geral é uma parceria que tem por objetivo descomplicar as discussões sobre direitos autorais no Brasil e tornar esse assunto acessível pra geral. Defendemos uma reforma da lei de direitos autorais brasileira, que está bastante defasada, a partir de um debate com a participação direta de autores, de usuários e de todos os setores da sociedade. Isso porque a forma dos direitos autorais de uma sociedade afeta todo o ecossistema social, econômico e cultural do país – incluindo criadores e o público em geral. O debate sobre direitos autorais parte de seis pilares, e um deles é justamente a acessibilidade. Não dá pra falar de acesso à cultura e ao conhecimento sem falar de tornar as obras acessíveis para geral, independentemente da pessoa ter alguma deficiência ou não. 

Gostou da iniciativa? Confira mais sobre o projeto através do site

Seja também um apoiador!

Ao apoiar o Eficientes você estará engajando diretamente na disputa por mais vozes, respeito e participação social para as pessoas com deficiência. Contribuindo que nós continuemos funcionando na produção de conteúdo, financiar os deslocamentos das coberturas, a adquirir novos equipamentos, colocar mais recursos de acessibilidade e conseguir remunerar nosso colaboradores. O nosso trabalho é independente e gratuito.  

Venha fazer parte do EFICIENTE!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
); Skip to content